A TARDE On Line*
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Estudantes da Ufba discutem insegurança nos campi
A TARDE On Line*
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Lula envia ao Congresso projeto para reconstruir sede da UNE
Presidente assina texto que reconhece responsabilidade do
Estado por destruição de prédio.Projeto de Niemeyer prevê centro cultural em
endereço histórico na Praia do Flamengo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no Rio nesta terça-feira (12) para assinar um projeto de lei que vai permitir a reconstrução da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), no histórico endereço da Avenida Praia do Flamengo 132, na Zona Sul do Rio. O texto, que será encaminhado ao Congresso Nacional, reconhece a responsabilidade do Estado pela destruição do prédio, em 1964, durante a ditadura militar. O projeto prevê a criação de uma comissão que vai definir o valor da indenização paga à entidade.
Segundo o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, o valor estabelecido pela comissão será gasto na reconstrução da sede.
O projeto estabelece um limite de R$ 36 milhões para a indenização, que corresponde a seis vezes o valor que o terreno está avaliado (R$ 6 milhões). Segundo Cury, o projeto apresentado pela entidade e assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer prevê a construção de um prédio de 13 andares e um centro cultural. A sede abrigará ainda o Museu da Memória do Movimento Estudantil e um teatro.
Fonte:G1
domingo, 10 de agosto de 2008
UNE e OAB realizam ato contra a corrupção e a impunidade
A presidente da UNE, Lúcia Stumpf participou na quinta-feira (24) de um debate organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Rio de Janeiro, em defesa da ampla investigação de todos os crimes de colarinho branco no Brasil. O Ministro da Justiça, Tarso Genro, também compareceu ao debate e manifestou apoio à iniciativa da Ordem de criar uma comissão nacional de combate à corrupção e à impunidade.
''A OAB está na vanguarda desse processo, sempre esteve. Em qualquer sistema jurídico, o processo judicial é ambíguo, porque é necessário equilibrar direitos e garantias individuais com a persecução policial, com o combate à corrupção. Não devemos lamentar o que tem ocorrido, e sim comemorar os avanços no combate à corrupção'', disse Tarso.
Para a presidente da UNE, ''é gritante a disparidade com que o Poder Judiciário brasileiro trata ricos e pobres. É corriqueiro no Brasil acompanharmos casos de presos que não recebem assistência judiciária pública, homens e mulheres que amargam anos na prisão aguardando o julgamento de seus processos ou pedidos de liberdade''.
Sobre o projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, que prevê a ''blindagem'' de escritórios de advogados em operações policiais, o ministro declarou que é preciso garantir a investigação policial, mas sem ferir as prerrogativas profissionais.
''Estamos estudando a lei, e se não existir prejuízo à investigação policial, ela será sancionada pelo presidente Lula. Se existir prejuízo, não será. Mas as prerrogativas não devem ser encaradas como privilégio, e sim como garantias essenciais à democracia'', resumiu Tarso Genro.
Entre diversas entidades, autoridades e parlamentares presentes, a mesa diretora dos trabalhos foi composta também pelo presidente Wadih Damous pelo conselheiro federal da OAB, Luiz Carlos Levenzon (que coordena o Grupo de Trabalho do Conselho Federal da OAB encarregado de estudar propostas para uma campanha nacional contra a corrupção); o vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Henrique Maués; o deputado federal Jorge Bittar (PT-RJ) e o presidente do Sindicato dos Advogados, Sérgio Batalha.
Fonte: Portal Vermelho
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
1º Encontro dos Estudantes do ProUni da Bahia
O 1º Encontro do ProUni da Bahia está inserido no calendário nacional de encontros realizados pela UNE em parceira com o MEC (Ministério da Educação). Os encontros do ProUni têm acontecido em diversos estados, a exemplo de Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro e têm sido um importante fórum de discussão, sem contar que é marco positivo na história da nossa democracia. Além de reunir estudantes, jovens, professores, reitores e diretores, conta com a participação dos ministros Fernando Hadaad (da educação) e Tarso Genro (da justiça) que já confirmaram presença no dia 27 de setembro de 2008, data em que será realizado o encontro no nosso estado.
O objetivo é que o encontro seja um espaço de exposições, discussões e reflexões dos estudantes “prounistas” referente à política pública de acesso à universidade. E através de experiências individuais, construir e debater alternativas coletivas para as insuficiências do Programa. Importante também, é estabelecer um diálogo permanente entre os estudantes e as Instituições de Ensino Superior, debatendo as questões relevantes à melhoria da educação e por conseguinte da própria universidade.
Ajude também a construir o 1º Encontro dos Estudantes do ProUni da Bahia! É a oportunidade que temos de entregar nas mãos do próprio Ministro todas as nossas reivindicações no sentido de aprimorar cada vez mais essa grande conquista dos estudantes brasileiros!
Entre em contato conosco: uniaoestudantesbahia@yahoo.com.br, jhenrique02@yahoo.com.br, alinirm@yahoo.com.br, vladiune@gmail.com.
Saudações Estudantis,
Jeferson Conceição - Pesidente da UEB (Tel.: 8713-9394)